Questões Essenciais

Questões essenciais sobre o Ensino Profissional

Os cursos profissionais são concebidos para proporcionar aos jovens uma preparação adequada para a vida ativa ou simultaneamente, a possibilidade de prosseguimento de estudos. Procuram igualmente, aproximar a escola do mundo do trabalho e facultar aos alunos o contacto com empresas, com contextos de trabalho e com experiências profissionais e, simultaneamente, proporcionar o desenvolvimento integral do jovem, isto é, preparar os jovens para o trabalho sem perder de vista a finalidade última e primeira do ato educativo: o desenvolvimento integral do indivíduo

(Cabrito, 1994).

Cursos Profissionais

O que é a estrutura modular?

É um modo de organizar o ensino profissional de forma flexível. A cada uma das unidade de ensino-aprendizagem chama-se  módulo.

Como estão organizados os módulos?

No seu conjunto formam um todo coeso, permitindo ao aluno adquirir competências e saberes adequados ao perfil profissional pretendido, no entanto, são independentes.

Qual a principal vantagem do ensino modular?

Maior flexibilidade e respeito pelos ritmos de aprendizagem de cada aluno, permitindo desenvolver conhecimentos, aptidões e atitudes para o exercício de uma família de profissões, dentro de uma área de formação profissional.

O ensino modular é mais fácil?

O ensino modular não é mais fácil. Os alunos são orientados e avaliados continuamente de forma a atingir as metas do curso através de desafios ajustados às suas necessidades de aprendizagem em cada momento.

Quais as vantagens do ensino profissional com uma estrutura modular?

Proporcionar aos jovens uma preparação adequada para a vida ativa e a possibilidade de prosseguimento de estudos.

Aproximar a escola do mundo do trabalho, facultando aos alunos um contacto direto com as empresas, em diversos contextos de trabalho, proporcionando o seu desenvolvimento integral.

A estrutura modular permite ajustar o ensino ao ritmo de cada aluno, valorizando os seus saberes.

De que modo se estrutura o ensino profissional no que se refere a disciplinas e cargas horárias?

No âmbito da autonomia, as escolas têm liberdade de organizar os tempos letivos na unidade mais conveniente desde que respeitem as cargas horárias totais de cada disciplina.

 A Matriz dos cursos profissionais é a seguinte:

Disciplinas

Carga  Horária

Componente Sociocultural

Português

320h

Língua Estrangeira

220h

Área de Integração

220h

T.I.C.

100h

Educação Física

140h

Componente Científica

2 a 3 disciplinas

500h

Componente Técnica, Tecnológica e Prática

3 a 4 disciplinas

1100h

Formação em Contexto de Trabalho*

600h

Total

3200h

Como é o sistema de avaliação em estrutura modular?

A avaliação da aquisição dos conhecimentos e competências foi desde logo concebida para ser feita módulo a módulo, contemplando vários ritmos de aprendizagem e progressão. Uma avaliação módulo a módulo encoraja pelo sucesso e motiva os alunos a avançar na formação (impulso cognitivo), já que alguns dos fatores que mais influenciam a formação são a curiosidade, o desejo de saber e a motivação.

Que modalidades de avaliação se utilizam no ensino modular?

A avaliação deverá assumir um carácter predominantemente formativo e contínuo, com o objetivo de informar o aluno acerca dos progressos, dificuldades e resultados obtidos na aprendizagem, esclarecer as causas de sucesso e insucesso, assim como estimular o seu desenvolvimento global nas áreas cognitiva, afetiva, relacional, social e psicomotora e, por fim, certificar os conhecimentos e capacidades adquiridos. Este regime de avaliação ao privilegiar a modalidade de avaliação formativa, apela também ao recurso da avaliação diagnóstica, a realizar no início de cada módulo.

– A avaliação sumativa, que se concretiza no final de cada módulo, incide fundamentalmente no campo limitado dos saberes e dos saber fazer previstos nos respetivos módulos.

Que componentes gerais assume a avaliação sumativa?

A avaliação sumativa compreende a avaliação feita módulo a módulo ao longo dos três anos de formação, ou seja avaliação de todos os módulos das diferentes disciplinas, assim como a Formação em Contexto de Trabalho (FCT) e a Prova de Aptidão Profissional (PAP).

Que certificação se obtém no ensino profissional?

Desde que concluídos todos os módulos, conferem dupla certificação – o 12º ano e a qualificação profissional de nível IV – possibilitando aos alunos o prosseguimento de estudos para o ensino superior.